Em duelo de muita vontade e pouca inspiração, Galo e Raposa se igualam no Horto, na primeira decisão da semifinal do Mineiro
Como já se tornou rotina, um encontro marcado entre os principais rivais de Minas Gerais é cercado de muita expectativa. O confronto deste domingo, no Independência, ganhou importância extra, por se tratar do primeiro mata-mata da semifinal do Campeonato Mineiro. Quando a bola rolou, o futebol ficou longe de encantar os torcedores.
De ambos os lados sobrou vontade,  pois Atlético-MG e Cruzeiro batalharam muito. Por parte do árbitro, não faltaram cartões (10 amarelos e um vermelho). No placar, um gol para cada lado e a certeza de que o “espetáculo” não empolgou. Carlos, no fim do primeiro tempo, colocou o Galo na frente. Arrascaeta, na segunda etapa, fez um golaço e garantiu o empate e manteve vantagem para o time da Toca no jogo de volta. Apesar disso, a Raposa completou o 10º jogo sem superar o arquirrival.
Devido aos compromissos pela Copa Libertadores, os rivais travam uma batalha nos bastidores para definir se o jogo de volta, no Mineirão, será sábado ou domingo. Logo mais, as duas equipes devem se encontrar no Aeroporto de Confins. Pelo torneio sul-americano, o Atlético-MG segue para o México, onde encara o Atlas, quarta-feira, às 22h. O Cruzeiro embarca para a Argentina, onde enfrenta o Hurcán, terça-feira, às 19h.
 O jogo
Os primeiros 15 minutos de jogo foram de relativo domínio do Cruzeiro. O time de Marcelo Oliveira tentou chegar à frente pelas laterais, na maioria das vezes com a dobradinha Alisson-Mena. Aos 8 minutos, a dupla estrelada fez grande jogada pela esquerda. O lateral cruzou na cabeça de Leandro Damião, que cabeceou na trave esquerda de Victor.
O Atlético-MG esboçou uma reação e levou muito perigo, aos 19. Após Luan avançar com velocidade pela direita e cruzar na área, Guilherme, livre, concluiu à direita de Fábio, na melhor chance alvinegra.
Apesar da entrega de ambos os lados, a criatividade e o bom futebol deram lugar à truculência, ao excesso de faltas e de cartões. Aos 35 minutos, sete jogadores já estavam amarelos.
Se o Cruzeiro tentava encontrar o caminho da vitória pela esquerda, o Atlético-MG escolheu o lado oposto. Foi justamente por este setor que o Galo abriu o marcador, aos 39. Guilherme, substituto de Lucas Pratto, lançou Luan, que cruzou para o meio. Fábio e Paulo André não conseguiram cortar, Fabiano chegou atrasado e Carlos marcou.
Na volta do intervalo, Marcelo Oliveira fez a segunda substituição. Promoveu a estreia do lateral-esquerdo Fabrício, na vaga de Mena. Aos 9 minutos, a Raposa alcançou o empate. Willians iniciou jogada pelo meio, passou por dois e tocou para Arrascaeta. Aí, começou o show do uruguaio, que deu uma caneta em Josué, limpou dois marcador e bateu. Golaço!
A situação do Galo se complicou aos 17, quando Leonardo Silva foi expulso, depois de dar um pontapé em Leandro Damião. Com um jogador a mais, a Raposa cresceu de forma natural. No entanto, não teve competência para virar o jogo. Já o Galo se segurou na base da vontade e manteve a igualdade no Independência.