22/03/2015: América - MG 0x2 Cruzeiro

domingo, 22 de março de 2015



Links
Os Donos da Bola
PHD








AMÉRICA-MG 0 X 2 CRUZEIRO
Motivo: 9ª rodada do Campeonato Mineiro
Data: 22/03/2015 (domingo)
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte-MG
Árbitro: Wanderson Alves de Souza-MG (CBF)
Gols: Alisson, aos 20 min. do 1º tempo, e Leandro Damião, aos 38 min. do 2º  tempo
América-MG: João Ricardo; Robertinho, Anderson Conceição (Alison), Wesley Matos e Bryan; Thiago Santos, Diego Lorensi e Renato Silva; Felipe Amorim, Bruno Sávio (Pedrinho) e Rubens (Rodrigo Silva)
Técnico: Givanildo Oliveira
Cruzeiro: Fábio; Mayke, Léo, Paulo André e Mena; Willian Farias, Henrique, Marquinhos (Judivan) e De Arrascaeta; Alisson (Gilson) e Leandro Damião (Henrique Dourado)
Técnico: Marcelo Oliveira
Cartões amarelos: Diego Lorensi e Bryan (América-MG); Henrique (Cruzeiro)
Cartão vermelho: Fernando Leal (América-MG)


********


  • Washington Alves/Light Press/Cruzeiro
    Artilheiro do Mineiro, Damião deixou sua marca mais uma vez
    Artilheiro do Mineiro, Damião deixou sua marca mais uma vez
Após a vitória pouco convincente diante do Mineros, na última quinta-feira pela Libertadores, o Cruzeiro entrou em campo diante do América-MG em duelo pelo Campeonato Mineiro, fechando a 9ª rodada da competição. O clássico foi o primeiro disputado entre as equipes no 'novo Independência' e terminou com o saldo positivo para os torcedores celestes. Com gols de Alisson e Damião, o Cruzeiro venceu o jogo por 2 a 0 e segue na cola da Caldense, primeira colocada do Mineiro.
Na tabela de classificação, a equipe de Marcelo Oliveira alcançou os 20 pontos, enquanto o América permanece com 16, ainda brigando para chegar ao G-4. No ranking de artilheiros, Damião segue na ponta, agora com sete gols anotados.
Fases do jogo:
Desde o início de jogo, o Cruzeiro mostrou uma postura diferente daquela apresentada na Bolívia. Uma das principais mudanças positivas foi o entrosamento do trio ofensivo que abastece Leandro Damião. Mais dinâmico, De Arrascaeta, Alisson e Marquinhos movimentaram com mais frequência em campo. Sem abrir mão de atacar, a equipe ainda assustava nos contra golpes em velocidade. Em um deles, o uruguaio achou Alisson na extrema esquerda. O jovem puxou para o meio e soltou uma bomba que foi morrer no canto direito de João Ricardo, inaugurando o marcador logo no início do jogo.
Após o início de partida razoável, o América melhorou em campo justamente após ter sido vazado. A equipe apertou a marcação, antes frouxa, e melhorou o setor criativo para agredir o rival. Por quatro vezes, o time alviverde esteve perto de empatar a partida. Em uma delas, Fábio contou com a sorte da trave para não levar o gol. Nos últimos 20 minutos do primeiro tempo, o Coelho praticamente empurrou o Cruzeiro para seu campo de defesa. Por sorte, a equipe não foi para o vestiário com a igualdade no marcador.
O papo de Marcelo Oliveira com seus jogadores no intervalo surtiu efeito e o Cruzeiro voltou ligeiramente melhor na segunda etapa. Em uma das poucas jogadas pelo alto, Leandro Damião subiu livre dentro da área, mas cabeceou muito torto e perdeu uma ótima oportunidade de ampliar o marcador. Já o América seguiu finalizando mais, porém com chegadas desordenadas. Sem deixar de fazer uma boa partida, o time alviverde pecava no último passe e não conseguia envolver o Cruzeiro da forma que pretendia.
Antes mais emocionante e com melhores chances de gol, a partida ganhou em pegada, ficando mais truncada no segundo tempo. Durante parte da etapa final, o Cruzeiro encontrou um pouco de dificuldades nas saídes de bola, enquanto o América muito rondava a área celeste, mas não encontrava um passe de qualidade ou um jogador para chamar responsabilidade. Do banco de reservas, o goleiro Fernando Leal perdeua paciência, reclamou demais e acabou expulso da partida.
Quando a partida se encaminhava para um final equilibrado, com o América ainda buscando o empate, De Arrascaeta realizou mais uma boa assistência e presenteou Leandro Damião. O centroavante marcou o segundo, seu sétimo gol no campeonato, jogou uma ducha de água fria no rival e decretou a vitória celeste. 2 a 0.
O melhor: De Arrascaeta soube explorar muito bem a velocidade de seus companheiros e presenteou Alisson e Damião com duas assistências precisas.
O pior: O atacante Rubens não conseguiu fazer nada que pretendia no clássico. Muito mal, foi substituído antes dos 20 minutos do segundo tempo.
Chave do jogo: Em nova jogada de velocidade, Damião fez o segundo do Cruzeiro e decretou a vitória diante do América, que ainda pressionava em busca do empate.
Vale lembrar:
Jogo a menos: O Cruzeiro ainda tem uma partida isolada na quarta-feira, contra o Mamoré. Até o momento, as duas equipes possuem oito jogos no Mineiro, um a menos que o restante das equipes.
Desfalques: Para os confrontos contra o Mamoré e a URT, o Cruzeiro terá três desfalques certos. Mena e Arrascaeta estarão à serviço das seleções chilenas e uruguaias, respectivamente, além de Alisson, que se juntará à seleção olímpica de Alexandre Gallo.
Primeiro gol de bola rolando: O gol marcado por Alisson foi o primeiro que o América levou com a bola rolando. Os três tentos anteriores haviam sido todos de pênaltis.