02/10/2013: Cruzeiro 4x0 Portuguesa

quarta-feira, 2 de outubro de 2013



CRUZEIRO 4 X 0 PORTUGUESA

Motivo
: 25ª Rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 02/10/2013 (quarta-feira)
Local: estádio Mineirão, em Belo Horizonte-MG
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)
Gols: Everton Ribeiro, aos 6 min., Borges, aos 15 min., Willian, aos 27 min., e Borges, aos 30 min. do 1º tempo

Cruzeiro
Fábio; Ceará, Dedé, Bruno Rodrigo e Egídio; Nilton, Henrique, Everton Ribeiro (Lucca) e Ricardo Goulart; Willian (Vinícius Araújo) e Borges (Dagoberto)
Técnico: Marcelo Oliveira

Portuguesa
Lauro; Correa, Moisés Moura, Valdomiro e Rogério; Ferdinando (Vanderson), Bruno Henrique, Luís Ricardo, Moisés e Souza (Cañete); Gilberto (Bergson)
Técnico: Guto Ferreira

Cartões Amarelos: Borges, Egídio e Dedé (Cruzeiro); Souza (Portuguesa)

Clique abaixo pra ver as fotos do jogo
02/10/2013: Cruzeiro 4x0 Portuguesa

Links

Crônica do jogo

Era o encontro dos dois times com melhor rendimento no returno do Brasileirão. Mas o Cruzeiro não tomou conhecimento do bom momento da Portuguesa, atropelou impiedosamente no primeiro tempo e mostrou por que é líder com 11 pontos de vantagem. Borges, duas vezes, Éverton Ribeiro e Willian marcaram os gols da goleada de 4 a 0 da Raposa, que manteve a escrita de ser imbatível no Mineirão - nove vitórias e um empate no Brasileirão - e segue voando baixo rumo ao título. Com a vitória sobre a Lusa, o Cruzeiro ainda chegou ao 11º jogo de invencibilidade: são dez vitórias e apenas um empate, diante do Corinthians, em São Paulo.
Borges foi o destaque do jogo. Desencantou. Artilheiro nato, já estava incomodado com os cinco jogos sem marcar. Pois marcou dois de uma vez, participou dos outros dois e ainda mandou uma na trave. A Lusa não foi nem de perto o time que goleou o Corinthians pelos mesmos 4 a 0 na última rodada. Mas também, nem teve chance, tamanha foi a força celeste.
Com a vitória o Cruzeiro chegou aos 56 pontos. Não aumentou a vantagem para o segundo colocado, porque o Grêmio também venceu na rodada. Mas vê o título cada vez mais perto, principalmente porque o futebol apresentado encanta. A Portuguesa dá uma pausa na reação, permanece com 31 pontos, na décima segunda colocação, mas vai cair na tabela ao final da rodada.
No fim de semana, o Cruzeiro pega o Náutico na próxima rodada. O jogo será no domingo, às 16h (de Brasília), na Arena Pernambuco, em Recife. Já a Portuguesa receberá o Santos, também no domingo, às 19h30m, no Canindé.
Passeio celeste
Foi da Portuguesa a primeira boa chance. Com menos de um minuto, Luis Ricardo chegou pelo lado direito e bateu forte. Fábio defendeu. O jogo era equilibrado. Mas, no atual momento, não se pode vacilar contra o Cruzeiro. Aos cinco minutos, Borges aproveitou uma bola mal rebatida da defesa paulista, saiu na cara do gol e bateu. Lauro fez grande defesa, a bola foi na trave e voltou para Éverton Ribeiro empurrar para o gol. Cruzeiro 1 a 0.
Depois do gol, o Cruzeiro passou a imprimir seu jogo. Toques rápidos, bola de pé em pé, ultrapassagens. Começou o passeio. Foram precisos mais dez minutos para a Raposa ampliar. Aos 15, de fora da área, Ricardo Goulart acertou uma bomba no travessão. Na sobra, mais uma vez a defesa da Portuguesa não acompanhou, Borges ficou com a bola e tocou para as redes.
O Cruzeiro quase ampliou três minutos depois. E novamente com Borges. Após escanteio, ele se esticou todo para desviar, mas a bola foi na trave. A Lusa até ameaçou o troco com Souza. O meia acertou um bomba de longe, a bola explodiu no travessão. Na sobra, a zaga celeste afastou. Gilberto também teve uma chance, mas o Cruzeiro estava impiedoso.
Aos 27 minutos, Willian marcou o terceiro. Éverton tabelou com Borges pela direita, o centroavante cruzou, e a bola chegou para Willian, no segundo poste. Ele tocou de primeira e marcou. O terceiro gol desnorteou a Lusa. Dois minutos depois, Luis Ricardo errou passe na defesa, Willian puxou o contra-ataque. Éverton Ribeiro deu sequência ao lance e, após o bate-rebate, a bola caiu no pé do nome do primeiro tempo: Borges. O atacante celeste bateu firme e marcou. Quarto gol celeste, em meia hora de jogo.
À espera do apito final
O segundo tempo começou e logo se viu que o ritmo seria menor. Com o placar feito, o Cruzeiro era menos agudo, cadenciava mais o jogo. Na Lusa, era visível o desânimo. Uma grande chance só foi aparecer após os 20 minutos. A defesa celeste vacilou, e a bola sobrou para Moisés. Ele fez grande jogada individual, deixando Dedé no chão e bateu. Fábio salvou com os pés.
O Cruzeiro aproveitou para poupar jogadores. Fez alterações, deu chance para Lucca, Dagoberto e Vinícius Araújo. Mas o jogo já estava resolvido. A torcida até fez festa, gritou olé, mas o time mineiro já estava tranquilo. O restante do jogo foi de poucas chances. Gilberto tentou de longe. Bruno Rodrigo finalizou de cabeça, mas nada demais. O jogo já havia sido decidido no primeiro tempo.