25/11/2012: Cruzeiro 2x1 Coritiba

segunda-feira, 26 de novembro de 2012




 CRUZEIRO 2 x 1 CORITIBA
Motivo: 37ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 25/11/2012 (domingo)
Público: 11.488
Renda: R$284860,00
Local: Independência, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Gols: Wellington Paulista, aos 7min do primeiro tempo; Leandro Guerreiro, aos 16min, e Everton Ribeiro, aos 45min do segundo tempo
Cruzeiro
Fábio; Ceará, Leandro Guerreiro, Thiago Carvalho e Diego Renan; Charles, Marcelo Oliveira, Tinga (Elber) e Montillo (Souza); Martinuccio (Fabinho) e Wellington Paulista
Técnico: Celso Roth
Coritiba
Vanderlei; Victor Ferraz (Roberto), Luccas Claro, Escudero e Denis Neves (Robinho); Willian, Gil, Rafinha (Eltinho) e Lincoln; Everton Ribeiro e Deivid
Técnico: Marquinhos Santos

Cartões amarelos: Diego Renan, Thiago Carvalho (Cruzeiro); Lincoln, Everton Ribeiro, Escudero, Deivid, Eltinho (Coritiba)

Fonte: site oficial do Cruzeiro



O Cruzeiro mostrou empenho, força e seriedade e, na despedida do torcedor do estádio Independência na temporada, bateu o Coritiba, por 2 a 1. Foi a terceira vitória seguida da equipe mineira no Campeonato Brasileiro. Curiosamente, desde que ficou definido que o técnico Celso Roth sairia no fim do ano, a equipe passou a ganhar sucessivamente. Além do Coritiba, Fluminense e Bahia também foram derrotados pelo time celeste. Os gols foram marcados por Wellington Paulista e Leandro Guerreiro, um em cada tempo. Everton Ribeiro ainda diminuiu no fim da partida.
E se o Cruzeiro conseguiu a terceira vitória seguida, o Coritiba perdeu a terceira na sequência. Além da derrota para a equipe mineira, o Coxa foi mal diante do Vasco e do Corinthians. A última vez em que os paranaenses conquistaram três pontos foi contra o Atlético-MG, no Couto Pereira, no dia 4 de novembro. Com o resultado, a equipe mineira subiu na tabela de classificação e chegou ao oitavo lugar, com 52 pontos ganhos. Já o Coritiba, livre de qualquer risco de rebaixamento para a Série B do Brasileirão, segue em 14º lugar, com 45 pontos.
O público de 11.448, que proporcionou uma renda de R$ 284.680,00, viu uma grande partida do goleiro Fábio, que fez defesas decisivas, principalmente no segundo tempo. Quando não conseguiu evitar o gol, a arbitragem assinalou impedimento, como aos 25 minutos do segundo tempo, quando Deivid recebeu passe de Rafinha e balançou as redes.
A vitória celeste dá um ânimo a mais para enfrentar o Atlético-MG, na última rodada do Campeonato Brasileiro. A partida será realizada no domingo, às 17h (de Brasília), no Independência. Apenas torcedores alvinegros terão acesso às arquibancadas, já que, no primeiro turno, somente cruzeirenses marcaram presença. Já o Coritiba, no mesmo dia e horário, receberá o Figueirense, no Couto Pereira.
Velocidade máxima
Os dois times entraram com postura ofensiva e esquema tático bem parecido, baseado na presença de homens de área, Wellington Paulista e Deivid, municiados por meias habilidosos, Montillo e Lincoln, e companheiros velozes, Martinuccio e Everton Ribeiro.

Com isso, muitas chances de gol foram criadas. Em menos de três minutos, Martinuccio e Rafinha já tinham chegado com perigo. O placar não demorou a ser aberto. Aos 7 minutos, Wellington Paulista fez boa jogada na ponta direita e mandou a bola pra área. Tinga tentou o desvio, mas a bola pegou em Luccas Claro e enganou o goleiro Vanderlei. O árbitro, no entanto, assinalou o gol para WP9.

O gol não mudou o panorama ofensivo do jogo. O Cruzeiro, mesmo em vantagem, seguiu em busca do ataque e criou muitas oportunidades. Wellington Paulista, Charles e Montillo quase marcaram. Tinga chegou a fazer mais um, mas o gol foi anulado, porque o meia gaúcho estava em posição de impedimento.

O Coritiba atacava menos, mas, quando chegava, era perigoso, principalmente quando Rafinha e Lincoln se aproximavam um do outro. Nos minutos finais do primeiro tempo, o Coritiba melhorou e tomou as rédeas. O talentoso Everton Ribeiro comandava o Coxa. Ele tentou o chute de média distância duas vezes, mas Fábio, atento, fez com que o Cruzeiro fosse para o intervalo com a vantagem.

Antes do apito final, uma cena diferente aconteceu no Independência. Os companheiros Lincoln e Everton Ribeiro discutiram e foram advertidos com cartão amarelo pelo árbitro Anderson Daronco.

Vitória consolidada
Os times voltaram para a etapa final de formas bem parecidas com a que terminaram a inicial. O Coritiba, mais presente na frente, e o Cruzeiro, com grandes dificuldades em fazer o elo entre o meio-campo e o ataque.

Lincoln e Gil assustaram Fábio, com chutes perigosos de fora da área. Mas, quando parecia que o Coxa conseguiria o empate, a Raposa fez mais um. Ceará cobrou uma falta na área, Wellington Paulista cabeceou na trave, e Leandro Guerreiro pegou a sobra para ampliar a vantagem azul.

Com o 2 a 0 no placar, o Cruzeiro retomou o controle do jogo, e se aproveitou também do nervosismo dos jogadores do Coritiba, que insistiam em discutir com o árbitro em vários lances.

Com bom toque de bola, o Cruzeiro envolveu o adversário, que não conseguia achar formas de contra-atacar. Nos lances em que chegou perto de marcar, Everton Ribeiro e Deivid foram flagrados em impedimento. Os jogadores da equipe paranaense reclamaram muito, mas de nada adiantou.
Quando percebeu uma dificuldade maior, o Cruzeiro se defendeu como pôde. Fábio fez grandes defesas, mas não foi capaz de, aos 45 minutos, impedir que Everton Ribeiro estufasse as redes cruzeirenses. Final: 2 a 1.