17/10/2012: Cruzeiro 2x0 Corinthians

quarta-feira, 17 de outubro de 2012



CRUZEIRO 2 X 0 CORINTHIANS-SP
Motivo: 31ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 17/10/2012 (quarta-feira)
Local: Dilzon Melo, em Varginha (MG)
Árbitro: Árbitro: Jaílson Macedo Freitas (BA)
Gols: Anselmo Ramon, aos 20min do primeiro tempo; Martinuccio, aos 15min do segundo tempo
Cruzeiro Fábio; Ceará (Diego Renan), Léo, Thiago Carvalho e Everton; Leandro Guerreiro, Marcelo Oliveira, Willian Magrão (Tinga) e Montillo (Souza); Martinuccio e Anselmo Ramon
Técnico: Celso Roth
Corinthians Cássio; Welder (Zizao), Wallace, Paulo André e Guilherme Andrade; Willian Arão, Guilherme, Edenílson e Douglas; Danilo (Chiquinho) e Romarinho
Técnico: Tite

Cartão amarelo: Thiago Carvalho (Cruzeiro)





Crônica do jogo

A distância para o G-4 ainda é enorme, mas o Cruzeiro manteve vivo nesta quarta-feira o sonho de obter uma vaga na Taça Libertadores de 2013. Na noite em que o chinês Zizao estreou pelo Corinthians, quem se destacou foi o argentino Martinuccio. Com uma assistência e um golaço, ele comandou a vitória mineira por 2 a 0, no estádio Melão, em Varginha-MG, e renovou a pequena esperança do clube e da torcida.

O "hermano" foi o diferencial em uma partida sem grande empolgação. Dos pés do argentino saíram o passe para Anselmo Ramon abrir o placar e um belo gol. O triunfo faz os mineiros saltarem para a sétima posição, com 43 pontos, nove atrás do São Paulo, quarto colocado. A diferença, porém, poderá voltar a 12 caso o Tricolor Paulista derrote o Atlético-GO, nesta quinta-feira, no Morumbi.

Com duas vitórias e um empate nas últimas três rodadas, os mineiros se fortalecem para as últimas sete rodadas. Na próxima partida, enfrentam um adversário desesperado na luta contra o rebaixamento: visitam o Palmeiras, sábado, às 18h30m, na Arena da Fonte, em Araraquara.
Perder em Minas não traz malefício algum ao Corinthians, desfalcado de nada menos que 12 jogadores. Valeu pelo primeiro jogo oficial de Zizao, xodó da torcida antes mesmo de pisar no gramado. Ele entrou aos 34 minutos do segundo tempo posicionado pelo lado esquerdo do ataque. Ainda tímido, não pôde fazer muito na companhia de uma equipe remendada. Mesmo assim, tocou várias vezes na bola e até tentou pedalar para cima da marcação.
Com a meta de 43 pontos atingida e o início do planejamento para o Mundial de Clubes, o Corinthians aparece agora em oitavo, longe do título e do grupo da morte. Também no sábado, “cumpre tabela” diante do Bahia, às 18h30m, no Pacaembu. Nas últimas seis rodadas, o treinador promete escalar somente titulares para decidir quais jogadores iniciam o torneio em dezembro.
Defesa do Timão vacila, e Anselmo Ramon marca
Jogar no interior de Minas Gerais, exatamente na metade do caminho entre Belo Horizonte e São Paulo, não necessariamente transformou o Corinthians em visitante. Com um grande número de torcedores nas arquibancadas, o Timão começou melhor a partida, mas sentiu falta de jogadores fundamentais no esquema tático do técnico Tite, principalmente no sistema defensivo.
Romarinho, mais uma vez, foi o melhor dos paulistas. Aberto pelos lados e com liberdade de movimentação, abriu espaço na defesa adversária, fez a equipe jogar e poderia ter marcado aos 11 minutos. Ele disparou em velocidade na diagonal, tabelou com Douglas, mas errou o chute e parou no goleiro Fábio.
O Cruzeiro equilibrou a partida gradativamente e soube tirar proveito das deficiências do Corinthians. Celso Roth posicionou Martinuccio aberto pelo lado esquerdo para atuar nas costas do lateral-direito Weldinho, deficiente na marcação. Por lá, Everton perdeu boa chance chutando para fora. Logo depois, aos 20, o argentino cruzou, Paulo André vacilou na marcação, e Anselmo Ramon fez 1 a 0.
Os mineiros perderam parte da força ofensiva quando Montillo sentiu dores na coxa esquerda e foi substituído por Souza aos 30 minutos. Sem o Corinthians apertar a marcação, os azuis cadenciaram o jogo, mas não criaram novas oportunidades de perigo. O Timão teve uma ótima chance para empatar quando Edenílson errou a cabeçada na pequena área após linda jogada de Danilo.
O Cruzeiro voltou do intervalo nitidamente para atuar nos contra-ataques e permitiu que o Corinthians dominasse, mas sem eficiência em virtude do excesso de passes errados. Sem construir, o Timão teve boa chance em falta batida por Douglas que Fábio espalmou. Cássio também salvou ao impedir que Souza fizesse o segundo.
Nem mesmo a inversão nas laterais fez o Corinthians impedir a boa atuação de Martinuccio. Em noite inspirada, o argentino voltou a aparecer para garantir a vitória. Após bobeada na marcação da defesa corintiana, o atacante recebeu na área e fez um lindo gol tocando por cima do goleiro Cássio. Léo poderia ter aumentado a vantagem se não tivesse parado no gigante após cabeçada livre na área.
A derrota deixou de ter importância para os corintianos quando o técnico Tite chamou Zizao para entrar, aos 34 minutos. Depois de receber instruções em inglês do auxiliar Geraldo Delamore, o chinês finalmente estreou em uma partida oficial, sendo ovacionado pelos torcedores presentes no estádio Melão.
Tite colocou o chinês aberto pelo lado esquerdo do ataque, como aconteceu nos últimos treinamentos. Cumprindo as orientações de também ajudar na defesa, o oriental mostrou vontade, tocou diversas vezes na bola e até tentou pedalar para cima de um marcador. No entanto, foi o Cruzeiro quem assustou novamente em bobeada da zaga. Martinuccio desviou na saída de Cássio e quase fez o terceiro. Noite do argentino, sonho do chinês.