15/08/2012: Cruzeiro 1x1 Fluminense

quinta-feira, 16 de agosto de 2012



CRUZEIRO 1 X 1 FLUMINENSE-RJ
Motivo: 17ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 15/08/2012 (quarta-feira)
Local: Independência, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Paulo Henrique Godoy Bezerra (SC)
Gols: Wellington Paulista, aos 3min, Fred, aos 42min do primeiro tempo
Cruzeiro Fábio; Ceará (Diego Renan), Léo, Thiago Carvalho e Everton; Leandro Guerreiro, Charles, Lucas Silva e Montillo (Souza); Fabinho (Wallyson) e Wellington Paulista
Técnico: Celso Roth
Fluminense Diego Cavalieri; Wallace, Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos; Edinho, Jean, Wagner (Rafael Sóbis) e Thiago Neves; Samuel (Matheus Carvalho) e Fred
Técnico: Abel Braga
Cartões amarelos: Charles, Léo, Wellington Paulista, Everton (Cruzeiro); Fred, Leandro Euzébio, Edinho (Fluminense) Cartões vermelhos: Charles (Cruzeiro); Matheus Carvalho (Fluminense)



Cruzeiro e Fluminense correram e lutaram, literalmente, pela vitória. No entanto, as boas atuações dos goleiros Fábio e Diego Cavalieri e erros de arbitragem fizeram com que os dois times não conseguissem mais do que um empate, por 1 a 1, na noite desta quarta-feira, no Independência, em Belo Horizonte. A partida, válida pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro, teve sete cartões amarelos e dois vermelhos - para o cruzeirense Charles e o tricolor Matheus Carvalho, que entrara seis minutos antes.
Wellington Paulista abriu o placar para os mineiros no início da partida, causando os primeiros protestos a Paulo Godoy Bezerra (SC). Os visitantes reclamaram que o atacante teria ajeitado a bola com o braço antes de concluir. Fred empatou no fim do primeiro tempo, marcando pela quarta vez sobre o ex-time em quatro partidas. E não comemorou pela quarta vez. Ele assume a artilharia isolada do nacional, com nove gols, um à frente do vascaíno Alecsandro e do flamenguista Vagner Love.
Houve ainda reclamações em relação a dois pênaltis não marcados - um para cada time. E Matheus Carvalho pode se queixar de sua expulsão, exagerada para um lance em que não houve agressão entre ele e Charles, que já havia recebido cartão amarelo. Leandro Euzébio, logo antes, deu uma cotovelada em Léo e não recebeu cartão.
- Foi um jogo muito brigado, com confusão. Acho que o árbitro se perdeu um pouco na partida, sei lá, melhor não falar dele. Era para ter expulsado o Wellington Paulista, que me deu uma voadora por trás. Como pode ter sido sem querer? Não existe isso - afirmou o zagueiro Gum, que, de cabeça, deu assistência para o gol de Fred.
O Fluminense, que chegou a 36 pontos, perdeu a oportunidade de se aproximar do líder Atlético-MG (que empatou com o Atlético-GO e foi a 39) e corre o risco de ver o Vasco retomar a segunda colocação. O rival soma 34 e enfrenta o Coritiba em São Januário nesta quinta. O Cruzeiro, com 27 pontos, pode se distanciar do G-4 caso o Inter derrote o Corinthians, também nesta quinta. Os colorados têm 30 pontos, um a menos do que o Grêmio, atual quarto colocado.
- Acho que o segundo tempo foi mais parelho. Jogamos muito bem no primeiro tempo, tivemos chance de fazer o segundo gol, houve um pênalti duvidoso, mas o resultado foi justo. Queríamos ganhar, era importante, mas contra o Fluminense também é difícil - afirmou Montillo.
Na 18ª rodada, o Fluminense enfrentará o Sport às 18h30m (de Brasília) de sábado, no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. No dia seguinte, às 16h, o Cruzeiro enfrenta o Coritiba no Couto Pereira.


Arbitragem em foco
O jogo começou em ritmo acelerado no Independência. Logo no primeiro contra-ataque do Cruzeiro, Fabinho acertou a trave de Diego Cavalieri. Na sequencia do lance, Ceará colocou a bola na área em cobrança de lateral da direita, a zaga tricolor cochilou no lance, Wellington Paulista se antecipou a Gum, dominou de cabeça e abriu o placar. Na jogada, não fica claro se a bola é ajeitada também no braço pelo atacante, o que gerou muita reclamação por parte dos cariocas.
O lance daria a tônica da primeira etapa: dois times nervosos diante dos seguidos erros da arbitragem. Mesmo fora de casa, o Fluminense tomou o domínio do meio-campo e foi ao ataque, que teve Samuel no lugar de Rafael Sobis, poupado, com dores musculares. Difícil era colocar os ânimos no lugar e acertar o último passe. Diante de um adversário ainda atordoado pelo gol, o Cruzeiro até tentava, mas não conseguia se impor. Os lampejos de criatividade saíam dos pés de Montillo, autor da única jogada de perigo da Raposa no primeiro tempo além do gol: um chute de fora da área que passou por cima da meta de Cavalieri.
No lado tricolor, as jogadas fluíam com tranquilidade. Mas esbarravam no bandeirinha, no goleiro Fábio - autor de quatro defesas difíceis na partida - ou em erros individuais. Aos 18 minutos, a arbitragem assinalou impedimento inexistente de Thiago Neves em um lance que se anunciava perigoso. Dois minutos depois, Fred furou na marca do pênalti após passe de Wagner. Aos 33, o camisa 9 recebeu belo passe de Jean e chutou em cima do goleiro cruzeirense, que saiu bem e fechou o ângulo.
Em um de seus últimos ataques na etapa inicial, o Cruzeiro também reclamou muito da arbitragem. Éverton invadiu a área pela esquerda e foi empurrado por Wallace. Paulo Godoy Bezerra mandou o lance seguir e quase levou o técnico Celso Roth à loucura na beira do campo. De tanto insistir, o Fluminense chegou ao empate em sua especialidade: a bola parada. Thiago Neves cobrou falta, Gum deu passe de cabeça, e Fred completou para o gol. Foi o 14º gol em lance de bola parada do Flu no Brasileiro, e o nono de cabeça.
Expulsões e mais reclamações
O clima nervoso continuou no segundo tempo, mas o bom futebol, não. Abusando de erros de passe, os dois times pouco ameaçaram no início. Tanto que a primeira chance de perigo veio apenas aos 23 minutos. Após cobrança de falta da esquerda, Léo desviou de cabeça e obrigou Cavalieri a fazer grande defesa. Após o lance, o empurra-empurra na área quase acabou em confusão entre Wellington Paulista e Fred.
Minutos depois, uma cena parecida resultou em duas expulsões. O volante Charles e o atacante Matheus Carvalho receberam o vermelho direto após uma cobrança de escanteio.
Com dez homens em cada lado, o jogo ficou mais aberto. O Fluminense chegou perto do segundo gol, mas Fred parou novamente em Fábio, aos 29. Mesmo com mais posse de bola, o Cruzeiro não conseguiu levar perigo. No fim, mais protestos dos tricolores, que pediram pênalti em lance em que Thiago Neves e Rafael Sobis, em sequência, foram derrubados na área.