07/06/2012: Botafogo 2x3 Cruzeiro

sexta-feira, 8 de junho de 2012




Botafogo 2 x 3 Cruzeiro
Motivo: 3ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Engenhão, no Rio de Janeiro
Data: 7 de junho (quinta-feira)
Árbitro: Fabrício Neves Corrêa (RS) Assistentes: Tatiana Jacques de Freitas (RS) e José Eduardo Calza (RS)
Gols: Amaral (contra), aos 21' do 1º tempo; Herrera, aos 24', Anselmo Ramon, aos 28', Evérton, aos 30', e Wellington Paulista , aos 34' do 2º tempo
Botafogo: Milton Raphael, Lucas, Brinner, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Jadson, Renato, Maicosuel, Vitor Júnior e Andrezinho (Elkeson) ; Herrera
Técnico: Osvaldo Oliveira
Cruzeiro;Fábio Diego Renan, Léo, Matheus, Marcelo Oliveira (Everton ), Amaral Charles, Tinga (Anselmo Ramon) Souza (Fabinho, Montillo Welligton Paulista Técnico Celso Roth
Cartão amarelo: Fábio Ferreira, Jadson e Milton Raphael (Botafogo); Montillo, Charles, Diego Renan e Mateus (Cruzeiro)

Fonte: Superesportes.com.br

Links relevantes

Álbum do jogo
Cruzeiro vira jogo em seis minutos
Botafogo 2×3 Cruzeiro: Redenção com 3 gols em 6 min



A estrela solitária é do Botafogo, mas a que brilhou na noite chuvosa no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira, num vazio Engenhão, foi a do técnico Celso Roth. Se escalou um time defensivo demais no primeiro tempo, o treinador do Cruzeiro mudou seu time na segunda etapa, e os jogadores que pôs em campo - principalmente Anselmo Ramon e Everton, autores de um gol cada (o outro foi feito por Wellington Paulista, de pênalti) - foram fundamentais para a virada relâmpago de 3 a 2. Os três gols cruzeirenses foram marcados num espaço de apenas seis minutos.
- Conseguimos no decorrer da partida mudar o jogo. É preciso dar parabéns a todo o grupo e falar para a torcida que estamos nos empenhando ao máximo para fazer um bom campeonato - disse Anselmo Ramon, que foi fundamental para que o Cruzeiro mudasse o rumo da partida.
O Alvinegro lutava para retornar à liderança do Campeonato Brasileiro, que viria com a vitória, e chegou a abrir 2 a 0 no marcador, gols de Amaral (contra) e Herrera. Estacionou nos seis pontos e caiu para o quarto lugar. A equipe mineira obteve o seu primeiro triunfo na competição, soma um ponto a menos do que o adversário desta quinta e subiu para a oitava colocação. Num dia em que caiu forte chuva no Rio de Janeiro, 5.256 pessoas pagaram ingresso (6.900 presentes) e proporcionaram uma renda de R$ 206.890.
- Acho que foi um jogo atípico. Aconteceram lances decisivos. É levantar a cabeça e já pensar no próximo jogo, contra o Náutico - disse Milton Raphael, o goleiro alvinegro.
O Botafogo volta a campo no domingo, no Recife, para enfrentar o Timbu, no estádio dos Aflitos, pela quarta rodada do Brasileirão. O Cruzeiro, por sua vez, recebe no mesmo dia o outro time pernambucano na Série A, o Sport, no Independência, em Belo Horizonte.
Com quatro jogadores fortes na marcação em seu meio-campo (Amaral, Charles, Tinga e Souza), o time azul entrou em campo com a clara intenção de esperar o que o Botafogo faria para depois buscar o ataque, com Montillo solto e Wellington Paulista isolado entre os defensores adversários.

O Alvinegro buscava o toque de bola para abrir o bloqueio do time mineiro. E com Vitor Júnior buscando o jogo o tempo todo, tinha boas opções de armação e chutes a gol. Dois minutos após um arremate de fora da área que bateu na rede pelo lado de fora, aos sete minutos, Vitor Júnior deixou Herrera na cara do gol, mas o atacante argentino viu Fábio crescer à sua frente e defender bem o seu chute de canhota.
Criatividade no Cruzeiro, somente nos pés de Montillo. E foi após um cruzamento da ponta direita feito pelo meia argentino que Wellington Paulista recebeu na área, tentou driblar Lucas e, mais preocupado em cavar o pênalti do que em fazer o gol, perdeu grande oportunidade, aos 18. A resposta seria imediata, de novo com jogadas iniciadas por Vitor Júnior. Primeiro, ele cobrou uma falta da direita, Herrera dividiu com Léo e Fábio, e o goleiro cruzeirense teve de se esticar todo para evitar o gol, jogando a bola para escanteio. Na cobrança, feita pelo camisa 11 alvinegro, Amaral se assustou com a bola e a jogou contra a própria rede: Botafogo 1 a 0, aos 20.
A equipe da casa mandava na partida, para decepção do técnico Celso Roth, e quase chegou ao segundo, aos 24. Lucas recebeu na área, livre, não foi fominha e serviu Herrera, que tinha o gol à sua feição, mas, em vez de completar com o pé esquerdo, tentou com o direito e mal acertou a bola na linha da pequena área. Apesar de ter uma atuação muito melhor na primeira etapa, o time alvinegro tinha uma falha na marcação no seu lado esquerdo, por onde o Cruzeiro tinha alguma facilidade para criar algum perigo, quase sempre com Montillo. Porém, não conseguiu concluir bem a gol até o fim do primeiro tempo.
Botafogo faz o segundo, mas leva virada-relâmpago após alterações de Roth
Roth mandou o seu time com uma alteração para o segundo tempo: Fabinho no lugar de Souza. Com isso, o time mineiro passou a ter dois atacantes e Montillo na armação das jogadas ofensivas. A postura mais ofensiva do adversário proporcionou ao Botafogo outra boa opção, os contra-ataques. No entanto, a equipe alvinegra passou a errar passes importantes e a atuar mais recuado.  Assim, aos poucos, o Cruzeiro passou a dominar o jogo, mas com muitas dificuldades para criar oportunidades claras de gol.
As primeiras boas chances para a equipe de Belo Horizonte surgiram pelo lado esquerdo, num chute estranho de Marcelo Oliveira, que Milton Raphael teve dificuldades para jogar a escanteio, aos 18. Logo depois, o lateral-esquerdo lançou bem na área para Tinga, que teve tempo de matar no peito e chutar de virada, mas muito mal.
No primeiro contragolpe que o Botafogo acertou na etapa final acabou marcando o segundo gol: Vítor Júnior fez belo lançamento para Herrera. O atacante penetrou livre no meio da zaga cruzeirense e, diante de Fábio, bateu forte, no canto direito, aos 23. A desvantagem fez o técnico do time mineiro fazer duas mudanças ao mesmo tempo: Everton no lugar de Marcelo Oliveira, que pouco antes de sair fez cruzamento perfeito para Fabinho chutar na trave, aos 25, e Anselmo Ramon no de Tinga.
O Cruzeiro partiu com tudo para o ataque, enquanto o Botafogo continuava acuado. Assim, foi criando oportunidades, e a estrela de Celso Roth brilhou. Aos 28, Anselmo Ramon desviou de cabeça chute de Mateus de dentro da área e diminuiu. Dois minutos depois, Everton, aproveitando cruzamento de Anselmo Ramon da direita, também de cabeça empatou.
O time mineiro continuou agredindo o assustado carioca e obteve a virada num lance no mínimo polêmico. Montillo recebeu livre na área, tentou tirar a bola de Milton Raphael, que impediu o gol com bela defesa, e caiu. O árbitro Fabrício Neves Correa marcou o pênalti e ainda deu cartão amarelo para o jovem goleiro alvinegro. Wellington Paulista cobrou bem e marcou o gol da virada, aos 34.
Não restou, então, a Oswaldo de Oliveira outra opção a não ser ordenar a seu time a voltar ao ataque. O técnico mandou Elkeson a campo para substituir o pouco produtivo Andrezinho. O Botafogo pressionou até o fim, mas sem tranquilidade e organização. Por isso, não conseguiu sequer empatar a partida.