02/05/2012: Atlético - PR 1x0 Cruzeiro

quinta-feira, 3 de maio de 2012



Atlético PR 1 X 0 CRUZEIRO

Motivo: jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil
Data: 02/05/2012 (quarta-feira)
Local: Vila Capanema, em Curitiba (PR)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Asp. Fifa-GO)
Gol: Edigar Júnio, aos 8min
Atlético PR
Vinícius; Gabriel Marques, Manoel, Bruno Costa e Héracles; Deivid, Paulo Baier (Renan), Martín Liguera (Zezinho); Guerrón, Patrick e Edigar Júnio (Bruno Mineiro)
Técnico: Juan Carrasco
CRUZEIRO
Fábio Diego Renan, Léo, Alex Silva e Everton, Leandro Guerreiro Marcelo Oliveira Amaral (Souza), Roger (Gilson), Anselmo Ramon Welligton Paulista (Wallyson).
Técnico: Vágner Mancini
Cartões amarelos: Martín Liguera, Guerrón, Renan e Deivid (Atlético-PR); Amaral, Roger, Alex Silva e Leandro Guerreiro (Cruzeiro)

Fonte: wwww.cruzeiro.com.br

Imagens da partida



Crônica da partida

O Cruzeiro estreava duas novidades de grife: o zagueiro Alex Silva, titular, e o meia Souza, que começou como opção no banco de reservas e entrou no intervalo. No entanto, foi o garoto Edigar Junio, de 20 anos, quem brilhou ao marcar logo no início da partida o gol da vitória do Atlético-PR por 1 a 0, na noite desta quarta-feira, na Vila Capanema. O resultado magro garante vantagem ao Furacão nas oitavas de final da Copa do Brasil.
O jogo de volta está marcado para a próxima quarta-feira, em Minas Gerais. Para passar às quartas, o Furacão pode empatar por qualquer placar ou perder por 2 a 1 em diante (3 a 2, 4 a 3...). Triunfo da Raposa por 1 a 0 leva a disputa para os pênaltis. Caso sofra gols, o time mineiro terá que vencer por diferença de, no mínimo, dois gols.Antes disso, o Atlético-PR volta as atenções para as finais do Campeonato Paranaense. O Rubro-Negro faz a primeira partida da decisão contra o Coritiba, domingo, às 16h (de Brasília), na Vila Capanema. O Cruzeiro, já eliminado do Mineiro, terá uma semana de preparação para o duelo de volta.
Furacão no apelido e no campo
Honrando seu apelido, o Atlético-PR começou o jogo como um legítimo Furacão diante de um público pagante de 6.581 torcedores (R$ 92.360 de renda). O time encurralou o Cruzeiro em seu campo de defesa, não dando chances aos mineiros de sequer passar da linha divisória do gramado com a bola dominada.
Em menos de oito minutos de jogo, o Rubro-Negro fez dois gols, mas apenas um valeu, já que no primeiro, o árbitro assinalou corretamente impedimento de Guerrón. Foi do equatoriano, porém, a autoria da jogada do gol que abriu o placar para os donos da casa. Ele arrancou do meio-campo com a bola dominada, passou com facilidade por Diego Renan, e cruzou na área. Edigar Junio apareceu no meio da defesa e empurrou para as redes de Fábio.
O gol atleticano não mudou em nada o panorama do jogo, já que o Cruzeiro continuou acuado em campo, sem demonstrar nenhum poder de reação. Uma falha bisonha do meia Roger, aos 20 minutos, por muito pouco não resultou no segundo gol do Atlético-PR. Patrick avançou com a bola, sem nenhuma marcação, e acertou a trave.
A única jogada significativa do time mineiro até os 30 minutos foi num lance com Roger, que tentou fazer o gol, com um toque de cobertura sobre Vinícius. O Furacão era soberano em campo, mas, aos poucos, foi diminuindo seu ritmo. É verdade que o jogo não ficou equilibrado, mas a zaga do Cruzeiro e o goleiro Fábio, pelo menos, tiveram uns minutos de sossego.
Os minutos finais do primeiro tempo mostraram o Cruzeiro um pouco mais presente no campo ofensivo. Mas a vitória parcial do Atlético-PR e a sensação de que 1 a 0 ficou barato para a Raposa desceram com os dois times para o vestiário.
Nada de gols
Os dois times voltaram mudados para o segundo tempo. No Atlético-PR saíram Liguera e Edigar Junio e entraram Zezinho e Bruno Mineiro. No Cruzeiro, Amaral deu lugar ao estreante Souza.
A primeira mudança perceptível foi na disposição com que o Cruzeiro voltou para o jogo. Se o time não era um primor de técnica e bom toque de bola, pelo menos, mostrava mais disposição e garra na partida. Como o Atlético-PR manteve a postura inicial, o jogo ganhou muito em qualidade.
A presença de Souza em campo fez com que Roger aparecesse mais no jogo. Marcelo Oliveira também passou a ter mais presença no campo de ataque, e o Cruzeiro passou a ter o controle das ações na partida, ainda que não atuasse com brilhantismo. O time mineiro teve boas chances de gol, desperdiçadas por Diego Renan e Marcelo Oliveira.
O Furacão passou a ter o contragolpe a seu favor, já que o Cruzeiro havia se mandado para o ataque. Por muito pouco, Patrick faz o segundo gol, num cabeçada que estourou na trave do goleiro Fábio.
O Cruzeiro tentou muito nos minutos finais, atacou e criou lances de perigo, mas não conseguiu o empate. No apagar das luzes Heracles também teve ótima oportunidade cara a cara com Fábio, mas errou o alvo. Depois de 90 minutos de futebol apenas razoável de lado a lado, ficou melhor para o Atlético-PR, que leva a vantagem conquistada para o jogo de volta, semana que vem, em Minas Gerais.