29/04/2012: Cruzeiro 1x2 América - MG

segunda-feira, 30 de abril de 2012



Cruzeiro 1 X 2 América
Motivo: jogo de volta da semifinal do Campeonato Mineiro
Data: 29/04/2012 (domingo)
Local: Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG)
Árbitro: Luis Flávio de Oliveira (Aspirante FIFA/SP)
Público: 17.780 pagantes / 18.352 presentes
Renda: R$ 301.056
Gols: Victorino (contra), aos 3min, Wellignton Paulista aos 26min do primeiro tempo; Fábio Júnior, aos 47min do segundo tempo
Cruzeiro Fábio, Diego Renan (Élber), Léo, Vitorino, (Amaral), Everton, Leandro Guerreiro, Marcelo Oliveira, (Wallyson), Roger, Montillo Anselmo Ramon, Welligton Paulista
Técnico: Vágner Mancini
América Neneca; Rodrigo Heffner, Gabriel, Everton Luiz e Bryan; Dudu, Leandro Ferreira, Moisés e Rodriguinho (China); Alessandro (Bruno Meneghel) e Fábio Jr
Técnico: Givanildo Oliveira
Cartões amarelos: Wellington Paulista, Everton e Léo (Cruzeiro); Neneca, Everton Luiz, Leandro Ferreira, Fábio Júnior, Dudu e Rodrigo Heffner (América-MG) Cartão vermelho: Léo (Cruzeiro)

Àudio Itatiaia



Crônica do jogo

Não poderia ser mais especial: no ano do cetenário, o América-MG está de volta a uma decisão de Campeonato Mineiro, após 11 anos de ausência. O Coelho, que jogava pelo empate após vencer por 3 a 2 no jogo de ida, derrotou o Cruzeiro por 2 a 1 neste domingo, na Arena do Jacaré, e se credenciou para enfrentar o Atlético-MG na grande final.
Diante de um público de 17.780 pessoas (com renda de R$ 301.056,00), o América-MG saiu na frente com um gol contra de Victorino. Após perder pênalti e, em seguida, um rebote digno de Inacreditável FC, Wellington Paulista enfim empatou para a Raposa. Mas a festa era mesmo do Coelho, que chegou à vitória com um gol de Fábio Júnior aos 47 minutos do segundo tempo, pondo um ponto final à pressão cruzeirense.A decisão do Mineiro começa no próximo domingo, às 16h (de Brasília). O primeiro jogo será no estádio Independência, reinaugurado na última quarta-feira. O Galo joga por dois empates ou derrota e vitória pela mesma diferença de gols. Já o Cruzeiro, eliminado, tem compromisso pela Copa do Brasil, na quarta-feira, às 21h50m, quando enfrenta o Atlético-PR em Curitiba.
De tudo um pouco
Assim como na semana passada, a decisão entre Cruzeiro e América-MG começou a todo vapor. Antes que os times fizessem o costumeiro estudo de terreno, o Coelho abriu o placar, com apenas dois minutos de bola rolando. Rodriguinho passou com facilidade por Diego Renan e cruzou na área. Victorino se afobou com a presença de Alessandro e marcou contra. Esta foi a sexta partida consecutiva na qual a Raposa saiu atrás no placar.
O Cruzeiro não se abalou com o gol-relâmpago sofrido e continuou atacando o América-MG, correndo atrás da virada, já que só a vitória lhe interessava para avançar à final. Tanto que teve um pênalti a seu favor, aos nove minutos. Wellington Paulista, porém, bateu mal e Neneca defendeu. No rebote, o atacante cruzeirense, sozinho, com o goleiro caído, mandou a bola nas arquibancadas da Arena do Jacaré.
Depois do pênalti perdido, o Cruzeiro teve uma ligeira queda na partida, e o América-MG equilibrou as ações. Como tinha o contragolpe a seu favor, o Coelho entregou totalmente a criação de suas jogadas ao habilidoso Rodriguinho, e assim, levava muito perigo ao gol de Fábio.
A persistência era a melhor qualidade do Cruzeiro na partida. E, por ser tão insistente, foi premiado com o gol de empate. O autor foi Wellington Paulista, que até então não vivia uma tarde feliz, porque, além do pênalti, já havia perdido outras chances. Dessa vez, no entanto, WP9 não perdoou. O atacante aproveitou falha do zagueiro americano Gabriel e mandou para o fundo das redes de Neneca, aos 27 minutos.
Com o placar empatado, os dois times diminuíram um pouco ritmo. Como o calor também era forte, Cruzeiro e América-MG se deram por satisfeitos com o empate nos primeiros 45 minutos e deixaram a decisão para a etapa final.
Vaga na raça
Os dois times voltaram para o segundo tempo com o mesmo ímpeto do primeiro. A velocidade continuou alta, assim como a disposição dos jogadores, o que fez com que a qualidade da partida continuasse muito boa.
Como era de se esperar, o Cruzeiro partiu pra cima do América-MG, tentando várias jogadas, comandado pela dupla de meias, Roger e Montillo. O Coelho, por sua vez, usava e abusava dos contra-ataques, no embalo de Rodriguinho, um dos destaques da partida. O armador americano aproveitava a boa movimentação de Fábio Júnior e Alessandro, e assim, seu time chegava com perigo várias vezes.
Na metade do segundo tempo, Vágner Mancini foi para o tudo ou nada. Mandou o atacante Wallyson a campo no lugar do volante Marcelo Oliveira. Com isso, o Cruzeiro foi com tudo para cima do América-MG.
O problema cruzeirense foi o buraco criado no meio-campo, setor que passou a ser dominado pelo Coelho, que ficou melhor em campo e passou a criar mais jogadas incisivas.
Já nos acréscimos, aos 47 minutos, Bruno Meneghel deu excelente passe para Fábio Júnior, que, na cara do goleiro Fábio, só empurrou para o fundo das redes.
Por mais que tentasse, o gol de Fábio Júnior sepultou as chances do Cruzeiro,  e a vaga nas finais do Campeonato Mineiro ficou mesmo com o América-MG, que comemora seu centenário nesta segunda-feira com muita festa. O Coelho chega à decisão do Estadual após 11 anos. A última vez havia sido em 2001, quando foi campeão.