04/09/2008: Vasco 1x3 Cruzeiro

quinta-feira, 4 de setembro de 2008



Links
Melhores Momentos

Ficha Técnica
Vasco 1x3 Cruzeiro
Motivo: 24ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 04/09/2008 (quinta-feira)
Local: São Januário, no Rio de Janeiro-RJ
Árbitro: Rodrigo Martins Cintra-SP (CBF)
Público: 8.408 pagantes
Renda: R$ 93.750,00
Gols: Guilherme, aos 29 min., e Ramires, aos 36 min. do 1º tempo; André, aos 25 min., e Guilherme, aos 31 min. do 2º tempo
Vasco: Tiago, Wagner Diniz (Marquinho), Jorge Luiz, Eduardo Luiz e Edu (Serginho); Jonilson, Mateus, Madson e Alex Teixeira (André); Edmundo e Alan Kardec
Técnico:Tita
Cruzeiro: FábioJonathanThiago MartinelliThiago Heleno e FernandinhoFabrícioHenriqueRamires (Camilo) e Wagner (Wanderley); Jajá (Gerson Magrão) e Guilherme
Técnico:Adilson Batista
Cartões amarelos: Jajá, Thiago Heleno e Guilherme (Cruzeiro); Eduardo Luiz e André (Vasco)
Cartões vermelhos: Jonilson e Tiago (Vasco)
Fonte: Site Oficial do Cruzeiro


Do globoesporte.com
O dia era de festa em São Januário para homenagear os campeões da Libertadores de 1998, conquistada pelo Vasco há dez anos. Só esqueceram de avisar ao Cruzeiro, que não perdoou o time da Colina e venceu por 3 a 1, pela quinta rodada do returno do Campeonato Brasileiro. Jonílson e o goleiro Tiago foram expulsos. E até Edmundo foi parar no gol cruzmaltino. Guilherme (2) e Ramires balançaram a rede para os mineiros. André descontou para os cariocas.

Com o resultado, a Raposa chegou aos 43 pontos na tabela de classificação e tomou a vice-liderança do Palmeiras no saldo de gols (13 contra 9). O time da Colina permaneceu com 26 pontos, na 14ª colocação na competição. Na próxima rodada, o Vasco vai enfrentar o Náutico, em São Januário. O Cruzeiro pega o Palmeiras, no Mineirão. As duas partidas vão acontecer no domingo, dia 14 de setembro.

Expulsão de Jonílson desestabiliza o Vasco

Logo aos dois minutos, o Cruzeiro teve uma boa chance de marcar. Wagner recebeu dentro da área e chutou em cima da zaga, que salvou o Vasco de levar o primeiro gol. Aos 9, Fernandinho chutou cruzado de fora da área, e o goleiro Tiago bateu roupa. A defesa afastou o perigo com Edu. Um minuto depois, Mateus quase marcou olímpico para o time da Colina.

Em dois minutos, o técnico Tita sofreu um duro golpe na equipe que montou para o confronto desta quinta-feira. Aos 23, Wagner Diniz torceu o joelho e precisou deixar o campo de jogo. Marcus Vinícius entrou em seu lugar, já vaiado pelos torcedores. Dois minutos depois, Jonílson entrou duro em Ramires e acabou expulso pelo árbitro paulista Rodrigo Martins Cintra.

Aos 27, Wagner bateu falta da entrada da área e o lateral-esquerdo tirou a bola com a mão, pênalti marcado pelo árbitro. Na cobrança, dois minutos depois, Guilherme bateu de um lado e o goleiro Tiago caiu para o outro: 1 a 0 Raposa.

O Vasco só voltou assustar aos 35 minutos com uma cobrança de falta na entrada da área. Madson cobrou e Fábio espalmou para escanteio. No minuto seguinte, Marcus Vinícius perdeu uma bola na intermediária para Ramires. O volante entrou na área e aproveitou a saída errada do goleiro Tiago para marcar o segundo gol da Raposa. A torcida não perdoou e vaiou o camisa 1, pedindo pela entrada de Roberto.

Completamente perdido em campo, o Vasco via o Cruzeiro dominar o jogo por completo. A defesa passou a mostrar insegurança e a Raposa quase marcou mais um aos 45. Guilherme recebeu do lado esquerdo da grande área e chutou para ótima defesa de Tiago, que evitou o terceiro gol do rival. Madson ainda arriscou um chute de fora da área, mas Fábio fez a defesa com tranqüilidade, aos 47.

Sem Tiago, expulso, Edmundo vai para o gol

Perdendo por 2 a 0, o técnico Tita decidiu mudar radicalmente o esquema tático da equipe. O Vasco deixou o 4-4-2 no vestiário e voltou para o gramado de São Januário com três zagueiros. O treinador optou por colocar André e Serginho nas vagas de Edu e Alex Teixeira. Logo com um minuto, o time da Colina teve a chance de diminuir. Madson dominou na entrada da área e arriscou. A bola passou à esquerda do goleiro Fábio.

A mudança surtiu efeito e o Vasco melhorou na etapa final. O Cruzeiro, por sua vez, preferiu ficar no campo de defesa, administrando o resultado. Madson cresce na partida, tentando levar o time ao ataque. Porém, o meia pecava no último passe, facilitando a zaga da Raposa.

Enquanto o Vasco tentava diminuir o prejuízo, o Cruzeiro tocava a bola e assustava nos contra-ataques. Em um dos bons lances criados por Madson, o time da Colina ganhou uma falta pelo lado direito da defesa da Raposa. O meia cobrou falta e o zagueiro André escorou para marcar.

Aos 28, após uma falha bisonha de Eduardo Luiz, Guilherme dominou na entrada da área e driblou Tiago. O goleiro foi obrigado a fazer o pênalti. Sem poder fazer outra substituição, Edmundo assumiu a camisa 1, mas não teve jeito. Guilherme marcou o terceiro do Cruzeiro, aos 31. Derrotada, a torcida cruzmaltina ovacionou o Animal, que tentou encaixar uma bola. No fim, mesmo com o tropeço, os gritos ecoaram na Colina: "Ah, é Edmundo!"